terça-feira, julho 08, 2003

ORIGEM DA LUZ PIRILAMPAL

Estamos sempre a falar dos Pirilampos mas será que já algum de vós pensou de onde vem essa luz doce que eles irradiam?
Uma boa resposta seria que, para à noite poderem emitir esta luz, durante o dia (alturam em que não vemos os Pirilampos) eles se ligam a um carregador para restaurar a energia nas suas baterias. Pois, era giro! Eu sei que vocês não vão acreditar mas não é assim que este processo se passa.
Os Pirilampos conseguem emitir aquela luzinha graças a um processo chamado Luminescência química, neste caso Bioluminescência. Este processo consiste no seguinte: quando se dão algumas reações químicas exotérmicas a parte da energia libertada transforma-se em energia luminosa. O emissor de luz mantém-se frio (à temperatura do meio onde se encontra) e por isso podemos afagar os Pirilampos incentivando-os a produzir mais uns flashs pirilampásticos!
Tenho de salientar que estes sinais luminosos são utilizados pelos Pirilampos machos para as suas declarações de amor, na esperança de que uma Pirilampa goste e lhe conceda o prazer de lhe dar uma Pirilampada!
A Mãe Natureza é um espectáculo! Aposto que quando quer vir à terra ver como estão as coisas assume a forma de um Pirilampo!
Saudações Pirilampais
LP

Sem comentários: