segunda-feira, julho 28, 2003

BLOG-O-MANIA

Como todos sabemos, hoje em dia, os blogs estão muito na moda. Pseudo-intelectual que não cria um blog nunca tem direito a fazer o upgrade para Intelectual (nem mesmo para uma reles versão Beta).
Tendo eu, ao longo da minha breve vida bloguística lido alguns blogs que, apesar de algumas ideias de interesse têm pouco ou nada que me conforte o espírito, decidi hoje, aqui, criar um ponto de partida para todos aqueles que procuram ajuda para tornar os seus blogs mais "in".
Vou dividir esta ajuda por temas:

O Título do blog
Como todos compreendemos com relativa facilidade, ter um bom título bloguístico é essencial para o sucesso do blog.
Deves procurar um título nem curto nem longo, que fique na memória dos leitores mas que deixe as pessoas confusas. Do género: "Anda cá qeu já te papo...". Desta forma as pessoas vão ficar curiosas e vão sentir vontade de visitar o teu blog.
Deves tentar que o título tenha, no mínimo, 6 interpretações diferentes e, se possível, que seja um trocadilho.
Uma boa forma de arranjares um título sonante é pensar numa palavra e escrevê-la ao contrário, tipo: "Opmalirip".
Ah... apesar de não ser necessário (como vais verificar em muitos blogs) convém que o título esteja relacionado com o conteúdo do blog!

O Template
Quanto ao template tínhamos muito a dizer, no entanto, vamos ser breves deixando essa dissertação para um post posterior.
Deves, a todo o custo, evitar utilizar um dos templates fornecidos pelo Blogger. Sugiro que procures um que gostes minimamente e que o adaptes ao teu próprio blog!
Tendo o blog como principal objectivo mostrar a toda a comunidade cibernáutica a tua intelectualidade, deves optar por cores berrantes, como o Roxo, o Verde choque, etc., que chamem eficazmente a atenção do incauto leitor!
A área aproveitada para os posts não deve nunca ultrapassar os 34.8% da área total da página, deixando uma enorme margem de cada lado para ires acrescentando umas mariquices (ver "mariquices" mais em baixo).
O tipo de letra e a cor utilizados no template devem fazer com que o post se torne practicamente impossível de ler e, se possível, provocar uma forte dor de cabeça nos leitores de forma a que eles não se esqueçam do teu blog por um bom bocado de tempo.

O Título dos posts
Bem, neste título deves fazer com que os leitores sintam vontade de ler o Post.
Deves dar título confusos, com trocadilhos e com vários sentidos de maneira que cada pessoa possa fazer a sua interpretação (só para quando acabar de ler o teu post pensar: "Mas afinal que tem o cú a ver com as calças ?")
Deves utilizar palavras retiradas directamente do dicionário como:" A Dimensão axiológica do Homem". Podes ter a certeza que, como os leitores não sabem o significado da palavra, vão ficar pasmados a pensar que tu realmente percebes do que estás a falar!

O Vocabulário
Deste assunto nem deve ser preciso falar...
Eu sei que deves estar com dificuldades em compreender a minha linguagem devido à sua simplicidade e utilização de vocabolário de nível pré-primário. Ao contrário de mim (que não consigo melhor) deves procurar utilizar apenas palavras com 4 ou mais sílabas, que tenham sempre mais que um significado e que os leitores não conheçam.
Quando conseguires escrever um post utilizando apenas este tipo de vocabulário serás entrevistado pela "Pública" e por alguns outros meios de comunicação social.
Estás a um passo de alcançar a possibilidade de fazer o upgrade para Pré-Intelectual!

Sugestões (em vez de...utiliza...):
Reles --> Ignóbil
Apaixonado --> Amantético
Corrimento --> Proflúvio
Mostruoso --> Teratológico

Informa-te em qualquer banca ou quiosque perto de ti que palavras podes (e deves) utilizar.

Os Comentários
Tal como em qualquer blog pseudo-intelectualóide, deves ter disponível um serviço que possibilite ao leitores comentar os teus posts.
Deve, não só permitir mensagens escritas, como também dar oportunidade de utilizar smilies, sons e outras paneleirices que consigas disponibilizar.
Deves evitar responder a qualquer comentário fora do horário bloguístico intelectualóide: das 23.30 às 2.00.
A discussão dos temas por ti abordados no post deve ser fomentada. Para isso podes oferecer um chupa-chupa de Coca-cola ao comentário mais "manda-pica" que encontrares para cada post do teu blog.

As Mariquices
Como já deves ter reparado muitos dos blogs a que temos acesso estão cheios de verdadeiras pérolas da inutilidade. Estas mesquinhas inutilidades vão desde as "chat-boxes" aos links para motores de busca, passando por ratos transmorfáveis à Power Ranger. Um blog não é o mIRC! Certamente já viste também frases irritantes que seguem o rato. Enfim, há toda uma panóplia de mariquices que estão disponíveis.
Como pretendente a Blogueiro Intelectual deves evitar encher o blog com este tipo de situações.
A imensidão de espaço livre nas margens laterais (devido à reduzida área destinada aos Posts) deve ser ocupada com Intelectualices, como links para o site da Green Peace, para o site da NASA, etc...
Podes, no entanto, colocar uma daquelas mariquices que diz o teu estado de espírito. Isso sim, diz com o Intelectual. Aqui podes mostrar a todos que estás constantemente deprimido e insatisfeito! (estado de espírito de qualquer intelectual que se preze)

Os Links
Deves recusar aos teus amigos os pedidos para "linkares" o teu blog ao deles. Ter links para os blogs dos amigos é da mais pura fatelice! Nada Intelectual!
Deves ter os links divididos por tópicos, do género: Links para Blogs; Links para blogs anti-kk-coisa; Links para Site Catitas; Links para utilidades; etc...
Não podes nunca esquecer o link para o Pirilampo Mágico Project!

Espero que estas informações sejam úteis.
Tentarei aprofundar alguns destes temas e abordar outros aqui negligenciados.
Espero que o Grande Guerreiro Pirilampo Verde não me apanhe primeiro...

Prestáveis Saudações Pirilampásticas
LP

Sem comentários: