sábado, junho 28, 2003

O QUÊ?!

O cartaz do festival de Vilar de Mouros está completo e é seguramente o pior de sempre. Afinal os Guano Apes são cabeças de cartaz, co'a breca!



Mas o mais inacreditavel acontece no segundo dia de festival. O cabeça de cartaz é David Fonseca. Antes de Fonseca actuam cronologicamente Lenine, Los Planetas e... Rufus Wainwright. E nós tudo bem... Pessoalmente a musica que David Fonseca pratica não me apraz, mas reconheço a sua indubitável qualidade assim como o seu sucesso. As rádios comprovam-no, massacrando os nossos ouvidos com o seu hit single Someone That Cannot Love.



Mas o que está aqui em questão não é a qualidade dos interpretes. Até porque o cartaz de um festival não se define a partir da qualidade das bandas/artistas. Estamos perante uma das causas do factor musica-que-a-rádio-impõe-aos-ouvintes. Porque é que David Fonseca é cabeça de cartaz? Porque é uma aposta segura para as radios portuguesas. Porque é que Rufus Wainwright é relegado para segundo plano? Porque não existe uma unica rádio nacional neste país que arrisque incluir um dos mais virtuosos singer-songwriters da nossa era na sua playlist.

Sendo assim, não podemos deixar de ficar incrédulos ao reparar que inequivocavelmente Rufus Wainwright vai abrir um concerto de David Fonseca.

Ainda ontem n'A Hora do Lobo um dos convidados de António Sérgio disse que a musica considerada Mainstream era musica para quem não gosta de musica. Essa teoria nunca fez tanto sentido como neste momento. Perguntem a qualquer pirilampo. DM

Sem comentários: