quarta-feira, junho 18, 2003

A� EST� A PROVA!

Finalmente surgiu aquilo por que tanto ansiávamos. Aí está a prova do demencial e macabro plano de eliminação humana através das armas de destruição maciça. Após meses e meses de buscas incessantes, eis que se assomam as insignes armas.
Desengane-se quem neste momento vê finalmente justificada uma guerra infame, protagonizada este ano pelo tristemente insensato homem mais poderoso do mundo. As armas foram encontradas noutras latitudes que não as do Iraque. "Quiçá na Coreia do Norte?", perguntam-me vocês, boquiabertos. Desculpando-me das redundâncias do meu português, devo responder que verosimilmente seria mais provável. Mas não, também não. Estando vocês já em pulgas, respondo-vos: exactamente no deserto do Arizona.
Depois de alguns meses de pesquisa jornalística, um repórter do canal norte-americano CBS descobriu que o governo norte-americano mantém, algures no subterrâneo do deserto do Estado do Arizona, um paiol altamente sofisticado de armamento nuclear e não só, completamente à margem de qualquer convenção internacional ratificada pelos Estados Unidos da América. Pasme-se, mais ainda: algum do armamento albergado pelo paiol é inclusivamente proibido pelas próprias leis norte-americanas. Equipamento desenvolvido à revelia da comunidade internacional e que os E.U.A. proíbem aos restantes países declarando-os "inimigos do bem".
Naturalmente que esta descoberta foi imediatamente "semi-encoberta" pelas forças federais americanas, pois seria lesiva da "defesa nacional". Digo "semi" porque logicamente que o jornalista que fez a descoberta, ao abrigo do seu dever profissional, canalizou a informação por outros meios que não os do canal televisivo que representa.
Que garantias de estabilidade nos dão um país que se auto-intitula "polícia do mundo" e que, além de ter uma democracia representativa bastante débil (lembramo-nos todos que o candidato presidencial mais votado tinha sido o democrata Al Gore), é também um violador das convenções internacionais que, em princípio, seria um pólo de estabilidade e equilíbrio mundiais (recordamo-nos também qual foi o país que não ratificou a convenção sobre a redução dos resíduos industriais tóxicos, deliberada em Quioto)?
Até à data não foi encontrado no território do Iraque qualquer uma das afamadas e tão apregoadas armas de destruição maciça, mas certamente que norte-americanos e aliadas já encontraram os poços de petróleo...
Isto legitima-nos uma guerra? DS

Sem comentários: