sexta-feira, junho 20, 2003

104 PSEUDO-MÚSICAS E 1 CAFÉ DA MANHÃ

Provavelmente já vos terá acontecido uma ou duas vezes. Em média, mais três ou quatro durante o vosso tempo de vida. É um acontecimento anti-natura mas, em certa medida, desculpável ao olhos da sociedade pela sua raridade e, acreditamos nós, desintencionalidade. É um momento de perversão, de corrupção intelectual, diarreia cefálica. Creio na inteligência intrínseca do ser humano, logo acredito que apenas o acidente o explica.
Não, não vos falo da leitura de um dos livros da Paula Bobone, nem do visionamento do Rosa Choque, nem tão pouco do voto no P.P. (Partido/Paulo Popular/Portas), pois isso seria ir muito mais além do que é a normal compreensão humana, isso seria já galgar as linhas da patologia psicológica.
Falo-vos sim daquele momento, daquele fatídico e breve instante em que, na busca automática de uma emissão de rádio, o nosso receptor radiofónico sintoniza a RFM. É um momento que temo particularmente. Não me proponho aqui a desenvolver em texto todos os predicados de tal emissora e que me levam a temê-la, pois além de correr o risco de me tornar enfadonho, penso que tais atributos são já de domínio público. Tenciono apenas apresentar algumas medidas preventivas para que tal facto aconteça cada vez menos frequentemente.
Como é de meu reconhecido apanágio a democracia, não tenho como pretensão o encerramento por parte da Alta Autoridade Para a Comunicação Social da já mencionada emissora de lixo hertziano (de qualquer maneira, fica a ideia no ar), mas sim proponho a proibição da venda a público na área do Grande Porto de receptores radiofónicos com a função busca automática, pois é de mais difícil controlo sobre as emissoras sintonizadas. Proponho também, e na impossibilidade de tal acontecer, o bloqueamento nas antenas receptoras (num raio de 60km, tendo como centro operacional a freguesia da Sé do Porto) de toda a faixa de frequência hertziana que vai da 103.5 até 104.5 (Porto), tendo assim espaço de manobra suficiente caso algum percalço aconteça.
Estou confiante que terei sucessores nessa minha cruzada de erradicação desse mal social que cada vez mais tem levado à ruína intelectual tanta e tanta gente neste país. DS


Sem comentários: