DICA DA SEMANA
Nesta dissertação vou usar como exemplo a edição nº 104 – ano II (atente-se que ao atingir o 2º ano esta publicação afirma-se como um projecto vencedor, transmitindo uma consequente segurança ao consumidor).
Comecemos pela primeira página. Nesta situação, a DICA DA SEMANA respeita constantemente o mesmo esquema gráfico: Pequeno apontamento relativo ao showbiz na parte superior direita da página, foto de fraca qualidade do(a) entrevistado(a) à esquerda e uma engenhosa publicidade a ocupar a metade inferior – esta semana: forno eléctrico Bifinett por €33 – demonstrando as desavergonhadas mas engenhosas intenções de publicidade gratuita.
Folheando o exemplar encontramos, depois das inúmeras publicidades dirigidas a domésticas hipocondríacas, a usual entrevista. Esta semana, Lili Caneças verborreia sobre assuntos tão pertinentes como a sua carreira falhada na TAP ou a sua desagradável estadia em Los Angeles.
Mas é no final da entrevista que a verdadeira natureza provocativa do entrevistador surge ao perguntar Lili sobre o tópico quente do momento: «O que é que acha do peeling de Cinha Jardim?» questiona o destemido interpelador justificando uma imediata transferência para a Nova Gente.
Nas páginas seguintes é notória a tentativa de um acolhimento ao jornalismo sério, com um apontamento sobre o primeiro livro de Vasco Resende. De modo a criar alguma credibilidade jornalística, o texto é acompanhado por uma foto de Mário Crespo. Este ensaio apenas sai frustrado devido à secção de Classificados no topo da página, onde entre outros produtos de primeira necessidade se oferecem Paus de Cabinda, vibradores, filmes (não especificados) ou serviços de massangens tailandesas.
Na ultima pagina encontramos semanalmente de forma infalível um concurso. O prémio: uma viagem. Sempre. Esta semana: um invejável fim-se-semana nos célebres Apartamentos Turísticos Gida. O apetitoso prémio pode ser conquistado através do envio de uma mensagem por SMS. O poético texto deve incluir as palavras “Dica”, “Apartamentos Turísticos Gida” e um produto Lidl.
Para ter uma ideia da complexidade do concurso, este foi o vencedor da semana anterior:
O Vila Garé Praia que me espere
Pois as malas vou fazer
A Tábua de Engomar “Airone” fica em casa
Pois vou com a Dica para o lazer!
Amanhã é dia de InterECONÓMICO. Das
sexta-feira, fevereiro 27, 2004
Publicada por Das às 00:11
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