terça-feira, dezembro 02, 2003

FINALMENTE EM PORTUGAL!



O O Projecto celebra a criação do primeiro blog em homenagem àquele a quem já denominaram de O Jesus Cristo do baixo de duas cordas ou mesmo O Thor do clarinete, Eurico A. Cebolo.

(e agora, um pequeno historial do nosso ídolo)

Nascido a 28 de Outubro de 1938 em Coleja, Eurico Augusto Cebolo cedo se afirmou como eclético compositor e performer aquando da sua emigração para Moçambique, essa terra tão bonita, durante a sua adolescência. Durante a sua prodigiosa juventude, Eurico afirmou-se como uma influência para várias gerações sedentas de aprendizagem de instrumentos como a tuba albanesa.

No entanto, no fatídico verão de 1975, durante a famosa Cebolo Tour '75 que o consagrou como um animal de palco -- atente-se que o regresso de Eurico Cebolo a terras lusas pós-25 de Abril de 1974 não foi pura coincidência. Na sua puberdade, já o jovem revolucionário Eurico distribuía ocultamente panfletos do PCTP-MRPP-- Eurico sofreria um acidente de viação quando se deslocava de S. Julião de Palácios para Grijó de Parada onde daria o seu próximo espectáculo. Após o acidente, Eurico perderia 50% dos movimentos da mão direita, o que o impediu de prosseguir a sua carreira de músico-concertista.

Impossibilitado de tocar uma miríade de instrumentos, Eurico acabou por se render às maravilhas dos sintetizadores, com os quais compôs geniais temas, que mais tarde seriam plagiados por bandas como os Duran Duran, Depeche Mode ou Human League. Chegou a ser proclamado como o Gary Numan Transmontano pelo New Musical Express de 17 de Novembro de 1978.

Como os manos Taylor e Martin Gore nunca admitiram os sucessivos plágios, Cebolo começou a editar os seus secretos romances de modo a angariar dinheiro para manter o seu sofisticado estilo de vida. Em meados dos anos 90, Eurico A. Cebolo preenche um sonho de menino e moço ao abrir uma loja de instrumentos musicais no majestoso concelho da Maia: A Maimusica. Fruto deste acontecimento, é tambem no concelho maiato que se encontra o maior numero do núcleo de fãs do Apolo do Sintetizador SC-4700 Deluxe, como os autores deste blog ou a famigerada lider deste movimento Xobineski Patruska. DM

Sem comentários: