quarta-feira, abril 14, 2004

PIRILAMPERS NA COZINHA, TOMO 1 - SPAGHETTI ALLA CARBONARA

O The Project inaugura hoje uma nova rubrica dedicada ao tempo gasto na cozinha. Porque qualquer pirilamper defensor do bem estar da sua freguesia não é pirilamper que se preze se não se comportar como uma digna fada do lar, preparamos um guia ilustrado de como fazer a sua própria Spaghetti alla Carbonara, neste caso confeccionado pelo ex-Pirilamper Lilás, conhecido no meio gastronómico internacional como Chefe Kapotte:



1. Para confeccionar a Spaghetti alla Carbonara do Chefe Kapotte (receita para 3 a 4 pessoas), vamos precisar dos seguintes ingredientes: 500g de esparguete Nacional, 400g de toucinho fumado em pedaços, 40 cl de natas, 150g de cogumelos laminados, 30g de fiambre, 1g de queijo, 1 cebola (descascada), 1 casca de limão, 50g de queijo ralado, azeite e sal (não foi possivel fotografar o frasco de sal devido a uma milenar divergência publicitária com a Vatel). É imperativo que o esparguete seja Nacional.




2. Para confeccionar o manjar em todo o seu esplendor vamos precisar de duas (2) panelas de diferentes dimensões. Numa panela maior vamos ferver 150 cl de água em lume forte. Juntamos algum azeite, a casca de limão e pouco sal antes de colocar as 500g de esparguete. Estamos, portanto, a usar a regra “3 para 1 de Totto Schilacci” (150cl para 500g) Tapamos discretamente a panela. Tipo, sem ela reparar. Assobiamos e coisa e tal.







3. Entretanto começamos a preparar os ingredientes complementares. Usando uma preferencialmente limpa tábua de madeira, cortamos a cebola (depois de depenada) em pedaços médios.








4. Numa tigela colocamos os 40 cl de natas. Com um garfo batemos as natas até ficarem parecidas com natas. De seguida, juntamos o queijo ralado e batemos até as natas se assemelharem a natas com queijo ralado.








5. Numa panela menor fervemos algum azeite em lume médio. Juntamos a cebola. 3 minutos depois juntamos o toucinho fumado. Convem mexer.









6. Usando de novo a fiel tábua, cortamos o fiambre em pequenos pedaços. Não é necessario cortar a (1) grama de queijo. Esta miserável grama acabará por se derreter na panela.








7. Colocamos o fiambre, o queijo e os cogumelos laminados na panela dos ingredientes complementares. Mexemos durante 3 minutos.










8. Por esta altura, o esparguete já deve estar al dente. Se sim, escorremo-lo para um recipiente.








9. De seguida, juntamos as natas com queijo ralado aos outros ingredientes. Mexemos durante 2 minutos.









10. Não se assustem se não conseguirem ver os ingredientes. Eles estão por baixo das natas. Sabemos o quão dificil será acreditar nesta situação na eventualidade de o leitor ser agnóstico. Mas se querem verdadeiramente preparar este nutritivo prato têm que confiar em nós.







11. Passado o raio do tempo que for preciso, juntamos os ingredientes ao esparguete. Durante 3 minutos abanamos o recipiente para que as natas se familiarizem com o esparguete. Isto é muito importante.








12. Está pronto! Servimos numa mesa preferencialmente bonita (com uma toalha com flores ou coisa semelhante. acho que aquilo são flores. não. tambem tem frutos.). De seguida, comemos. Não se esqueçam de mastigar 20 vezes antes de engolir. Bom apetite.





O The Pirilampo Magico Project agradece ao Supermercado Plus de Moreira da Maia pelas facilidades concedidas na aquisição dos ingredientes.
Das

Sem comentários: