sábado, abril 03, 2004

NOVAS TENDENCIAS MUSICAIS: GUSTAVO CALDEIRA - PARTE 1 de 2

Alem de prestar as obrigatórias homenagens a cançoneteiros injustamente ignorados como Marante (impulsionador supremo da chanson portuguaise pós-Eduardo Santana) ou Graciano Saga (talvez o unico singer/songwriter personificador do espirito do emigrante saudosista lusitano enquanto criava um novo género musical entre o fado bairroaltista underground e o alt.pimba barcelense), o The Pirilampo Mágico Project também foi pioneiro ao lançar as jovens promessas Luna Bastez e David Fonseca para as brilhantes luzes da fama.
Munidos do mesmo espirito pioneiro que nos caracterizou nos tempos áureos deste blog, hoje temos a honra de apresentar o “Adónis da guitarra acústica”, o “Pelé do timbre rouco”, a “Maria Madalena das letras melancólicas”: Gustavo Caldeira.

Segundo o seu sítio oficial (ou como o próprio frustradamente traduziu para inglês: Gustavo Oficial Site), Gustavo Caldeira - injusta vítima da cólera dos utilizadores do Forum Sons, onde venceu o prémio “Forense Ridiculo e Ridicularizado” relativo ao mês de Março - nasceu em Lisboa a 8 de Abril de 1985. Aos quatro anos aprendeu sozinho a ler e escrever para meses depois começar a cantar.
Como o Gustavo é modesto, não menciona no seu sítio que aos 3 anos resolveu a crise dos mísseis de Cuba através de uma conversa de 40 minutos com Fidel Castro ou mesmo a proeza que cometeu aos 18 meses de idade quando, sem ajudas, ajudou um vitelo a nascer numa quinta ribatejana.

Na sua biografia refere que durante a sua infância confessa que foi o gira-discos que mudou a sua vida. Todos podemos imaginar o pequeno Gustavo na pré-primaria a explicar aos seus amigos de biberão como o gira-discos evitou que passasse uns maus meses nos becos sujos de Almada, logo a seguir a ter saído da maternidade.
Foi no externato que Gustavo Caldeira começou a compor em inglês as suas proprias canções. Esta é a única explicação para quem já leu as suas letras. Qual Ryan Adams em potência, o prolífico Gustavo Caldeira já escreveu cerca de cem canções. Todas com hilariantes erros.

Os seus hobbies são escrever canções com o mínimo de erros em inglês (actualmente só comete um erro ortográfico por linha), yoga, organizar manifestações em prol da paz mundial, dividir o átomo e passar horas em frente ao espelho a experimentar expressões fixes.
O Gustavo tambem está a pensar em se tornar vegetariano, porque é fixe.

João Pedro Pais do Século XXI?
Luis Represas da “Geração Dah”?
Tentativa de uniformização do termo “Cromo”?

Na sua verdadeira essência, quem é Gustavo Caldeira?

Das

Sem comentários: