sábado, junho 19, 2004

PIRILAMPERS NA COZINHA, TOMO 2 – TAGLIATELLE ALLA VICENZINA CON FRITTATA DI ZUCCHINO DI GAMBERO I PANCETTA AFFUMICATA

Eis que após um interregno de dois meses, devido ao rapto do bloquinho de receitas culinárias pirilampais efectuado pela representante maiata de uma organizada guerrilla mexicana, continuamos a saga ilustrada de como preparar um delicioso prato italiano. Para tal, recorremos de novo aos serviços do multipremiado Chefe Kapotte.



1. Para confeccionar a Tagliatelle Alla Vicenzina con Frittata di Zucchino di Gambero i Pancetta Affumicata (Tagliatelle à Vicenzina com Frittata de Gambas e Toucinho) do Chefe Kapotte (receita para 3 a 4 pessoas), necessitamos dos seguintes ingredientes:






- 500 gr. de tagliatelle Milaneza;
- 250 gr. de gambas (daquelas dubiamente baratas do Intermarché);
- 200 gr. de queijo emmental fundido ralado;
- 400 ml. de natas Ribamontan (exclusivo Supermercados Plus);
- 200 gr de toucinho fumado em pedaços;
- três (3) ovos;
- meio (½) pimento vermelho;
- duas (2) cebolas;
- um (1) dente de alho
- um (1) ramo de salsa
- azeite, sal e pimenta negra q.b.



2. De modo a confeccionar este saboroso prato vamos precisar de uma (1) panela e uma (1) frigideira. Na panela fervemos 150 cl de água em lume forte. Juntamos algum azeite, a casca de limão e pouco sal antes de colocar as 500g de tagliatelle Milaneza. Estamos, portanto, tal como na anterior receita, a usar a regra “3 para 1 de Totto Schilacci” (150cl para 500g). Tapamos metade da panela. Entretanto, colocamos as gambas a descongelar durante 5 minutos num recipiente de água morna.



3. Enquanto esperamos que as gambas descongelem, cortamos as cebolas, o alho, o pimento e o ramo de salsa, tal como exemplificado à esquerda. Na frigideira damos inicio ao processo da fritatta, dispondo um fio de azeite e a cebola cortada. De seguida, saltamos ao pé coxinho para o outro lado da cozinha onde nos espera, alegremente, uma tigela. Aí colocamos os 400 ml. de natas e o queijo ralado. Virilmente batemos o aglomerado.




4. Fazemos um triplo mortal até o outro lado da cozinha e, antes de aterrarmos no solo da cozinha, juntamos o pimento na frigideira. Vamos ao computador ligar o Soulseek. Juntamos o toucinho, sal e pimenta negra na frigideira. Passado o tempo que for preciso colocamos as descongeladas gambas na frigideira. Deixamos cozinhar durante 10 minutos. Acho...





5. Quando a tagliatelle estiver al dente, retiramos a pasta da panela, largamos a água e refogamos uma cebola em azeite. Posteriormente voltamos a reunir a pasta na panela, à qual juntamos os 4 ovos previamente batidos deixando ferver em lume brando durante 3 minutos.









6. Na frigideira juntamos a alegre miscelânia de natas e queijo. Deixamos cozinhar até ficar medianamente espesso.









7. Este passo depende do grau de risco que o cozinheiro pretende tomar. Podemos servir a tagliatelle separada da frittata de gambas ou junta (como na foto). Como nós nunca praticamos asa delta, vingamos a nossa loucura na cozinha, juntando todos os ingredientes. Bem arriscado.








8. Está pronto! Servimos o prato numa florida toalha, juntamos queijo ralado e comemos. Que me caia uma drag queen estrábica de Roterdão em cima se o prato não estiver saboroso! Bom apetite!






Este prato foi confeccionado seguindo a regra de consumo mínimo de Laurence Llewelyn-Bowen aplicada à cozinha. O The Pirilampo Mágico Project agradece ao Handy Andy pelo fabrico da tábua de cortar legumes em forma de tábua quadrada de cortar legumes.

Sem comentários: