Ó ALEGRIA! Ó LIBERDADE!
Finalmente hoje começou um novo concurso no serão da RTP 1. Obviamente que este acontecimento implica que finalmente Jorge Gabriel vai voltar a ver a sua família, mas não sem antes ter feito uma figura ridícula no novo concurso "Um Contra Todos" ao tentar ganhar alguns milhares de euros para pagar o resgate da sua filha à RTP. Das
segunda-feira, fevereiro 16, 2004
Publicada por
Das
às
22:07
0
pirilampadas
sábado, fevereiro 14, 2004
AS NECESSIDADES DE HENRIQUE
A foto desta semana do Henrique é um pouco humilhante para o dono. À primeira vista, é plausível entender que apanhei o Henrique em flagrante a “enviar uma mensagem” para o seu amigo Tobias. Afinal seria natural que o Henrique sentisse saudades pelos seus amigos da Newscenter do Jumbo da Maia (o Tobias, o Guilherme, o Bernardo, o Sebastião e os outros 27 amiguinhos) que ainda estão em exposição/exploração na tabacaria maiata.

Apenas encarei os factos quando alguns amigos me abriram os olhos com frases tão gráficas como:
«olha lá… parece mesmo que o teu telemóvel está a ser violado»,
«tens uns peluches malucos… A MANDAR MENSAGENS A MANDAR MENSAGENS… POIS!... Está mas é entretido ali no sitio onde se mete o carregador!»
ou
«Porque é que o teu porta-chaves está a enrabar o Siemens?» (esta ultima frase é clara e obviamente proferida pelo Babas…).
As cartas estavam na mesa. Basta olha para a expressão “eu… eu posso explicar!” do Henrique. Porém continuo incrédulo. Sim, o Henrique é um cavalo. Mas não é um “cavalo”... E sempre pensei que ele preferisse consolar-se na entrada do auricular. Das
Publicada por
Das
às
01:56
0
pirilampadas
quarta-feira, fevereiro 11, 2004
POLÉMICA NO SEMPRE SURPREENDENTE MUNDO DOS AVENTAIS
Hoje a Xobineski Patruska questionou as manobras publicitárias da Sharp ao expor um avental de 1991 que incluía um bolso no qual se consegue ler claramente “ao serviço da MULHER moderna!”.
Em resposta ao polémico post, apresento a teoria defensiva do Pirilamper Das:
1991 coincidiu com o ano em que a mulher portuguesa começou a "pensar".
Tal flagelo acontece devido ao advento de revistas como a "Guia", "Cosmopolitan" (versão portuguesa, meses depois rebaptizada como "Cosmo" devido a divergências com a casa-mãe) ou "Mulher Moderna", esta ultima acaba por impulsionar sobremaneira o movimento.
Numa inteligente manobra de marketing, a Sharp, na altura líder no mercado masculino tenta uma entrada no sector feminino através de aventais para, e passo a citar, "mulheres modernas".
Esta infeliz manobra acabou por ditar a decadência da Sharp, simbolizada pela perda do patrocínio da camisola do Manchester United para a Vodafone em 2001.
Nos finais dos anos 90, impulsionado por revistas tendenciosamente homofóbicas como a "Gentleman" ou a "Men's Health", aparece na comunidade urbana portuguesa o "Homem Moderno" munido da sua panela de pressão forrada a ouro de 24 quilates e livro de receitas de Manuel Luís Goucha de 1983 (um best-seller aquando da sua reedição em capa dura em 1999 pela Assírio & Alvim).
Nos finais de 2002 surge uma mutação avançada do "Homem Moderno", denominado pelos sociólogos do campus de Cambridge por "Fada do Lar". Sobre esta temática, possuo fotos comprovativas, validadas pelo avental negro da Coca-Cola colecção Outono-Inverno 2003-2004.

A foto evidencia claramente uma outra característica deste moderno exemplar de auxílio do Homem Moderno. O avental não possui um bolso. Porquê? Porque um Homem Moderno não precisa. Excluindo a hipótese de guardar colorau ou coentro em pó, que utilidade se dá a um bolso no avental? Das
Publicada por
Das
às
22:29
0
pirilampadas
terça-feira, fevereiro 10, 2004
GRAMMYS...
Como é de conhecimento público, neste Domingo foram entregues os Grammy referentes ao ano 2003. Como tal, gostava de dedicar umas palavras sobre a importância dos Grammy:
Pronto. Já está.
Das
Publicada por
Das
às
20:54
0
pirilampadas
domingo, fevereiro 08, 2004
LINKIN PARKINSON
Até esta sexta-feira pensava que era uma das poucas pessoas que achava os Linkin Park uma boys-band disfarçada de putos industriais com estilo. Pelo menos o José de Pina, do Inimigo Público, partilha da minha opinião.
O texto do José é elucidativo para todos os distraídos que pensam que os Linkin Park são uma banda rock, mas falha em não levar adiante uma ideia que ficou pendente no final do seu comentário: O José insinua que os Linkin Park são uma banda pré-fabricada pelos invisíveis homens-de-fato das gananciosas editoras discográficas ao bom estilo das Spice Girls. Mas enquanto as britânicas eram compostas por uma morena, uma loira, uma ruiva, uma negra e uma feia, os pirralhos californianos são formados por dois asiáticos e três caucasianos.
Portanto, chega-se à conclusão que os Linkin Park não são uma banda pré-fabricada, mas sim apenas um grupo de 6 putos que pensam que sabem fazer musica. O que na conjuntura musical actual é suficiente para vender milhões de discos.
Mas é bem provável que no futuro próximo algum iluminado pegue na ideia de criar (mais) uma energúmena banda de pós-grunge composta por um albino vocalista, um marroquino na guitarra, um cigano no baixo, um DJ paquistanês e um esquimó na bateria. Das

Publicada por
Das
às
19:20
0
pirilampadas
quinta-feira, fevereiro 05, 2004
A DAY AT THE LOCAL TALHO
Enquanto estava hoje na fila do Talho Popular à espera das minhas 600 gramas de hamburger, não pude deixar de ouvir a conversa de duas alegres donas-de-casa. Estava uma preocupada pela, e passo a citar, «falta de notícias de modos a ver com os Prilampes Mágicos». Ao que a sua homóloga responde «Ah! Isso cá pra mim eles estão é sem ideias! O meu filho está em época de exames e também se queixa que o cérebro dele está a deitar fumo!». Ao que aparece uma reformada do nada e debita «Não não não não não não não!! Eu cá pra mim digo que aquele prilémpére muito prazenteiro, o Luís Pato, está c’as mãos ocupadas no seu estágio de Segunda a Quinta-Feira, e atounces não tem tempo p’réstas coisas!».
Que imaginação têm estas domésticas. Pirilampers com esgotamento pós-exame?! O Luís Pato em estágio?! Claro que cantarolar diariamente a theme song do “Olá, Portugal!” só podia resultar em alucinações colectivas.
Na verdade, não há notícias relacionadas com a iminente invasão pirilampal de 7 meses. Das
Entretanto temos mais um apoio moral:

Publicada por
Das
às
22:37
0
pirilampadas
segunda-feira, fevereiro 02, 2004
HENRIQUE, TOMO 2
A vida do Henrique não é fácil. Algumas pessoas mais distraídas com quem me cruzo na rua pensam que o Henrique usa um enorme brinco parecido com um porta-chaves. Compreendo-as. Sempre que saio de casa penteio o Henrique (tento dar-lhe o “1991 John Cale"), mas as fortes correntes de ar na entrada do Jumbo da Maia acabam por despenteá-lo e de novo aparece a mohawk. E assim as pessoas pensam que o Henrique é um cavalo todo maluco com um brinco todo maluco. As mais atentas. Porque já encontrei algumas bestas que não conseguem discernir um cavalo de um burro, e vai daí jorram um “Ai que burro tão giro!”.

Mas não. Não é um brinco. É um porta-chaves. E é uma cruz. Eu sei que o potro sofre ao carregar o porta-chaves. Basta ver o tamanho da chave do meu apartamento. Por isso, quando chego a casa, em solidariedade com o jovem equídeo, solto-o do porta-chaves.
Porém, por vezes acontecem estranhos eventos, como o de ontem quando encontrei o Henrique a aperfeiçoar o «Bolero de Ravel» em Dó Menor em flauta no meu sofá. Já escondi a guitarra, caso ele se lembre de tocar o «La Cucaracha» às 5 da manhã. Das

Publicada por
Das
às
20:46
0
pirilampadas
sábado, janeiro 31, 2004
haiku pré ataque de consciencialização "ai, que eu não devia estar a escrever isto"
presentes
no terceiro andar do rivoli
servem-se cafés entredentes
ariana
Publicada por
Ariana
às
00:31
0
pirilampadas
sexta-feira, janeiro 30, 2004
HAIKU PÓS-ALMOÇO
Tal como Icarus
O Pirilampo derrete.
A alegria.
Das
Publicada por
Das
às
15:02
0
pirilampadas
_______________________________________________________________________________________
"RAPE ME... (PAM-PAM-PAM PAM-PAM-PARAM-PAM) RAPE ME, MY FRIEND! RAPE ME... (PAM-PAM-PAM PAM-PAM-PARAM-PAM) RAPE ME A-GAIN!..."

Não estava preparado para o que acabei de ver na SIC Radical. Sim, sabia que Richard Cheese tem um concerto agendado na final do Termómetro Unplugged no Via Rápida este Sábado - infelizmente no mesmo dia do concerto dos Stealing Orchestra na Tertulia Castelense, o que impossibilita uma aparição de um pirilamper no Via Rapida. apesar do mais provavel ser um serão bem passado com um documentario do Canal História -, mas não estava emocionalmente preparado para ouvir as versões lounge de classicos alternativos como «Closer» dos Nine Inch Nails ou «Rape Me» dos Nirvana em directo. Não sem aviso prévio.
Depois de uma visita ao sítio oficial do crooner menos crooner do mundo descobri as seguintes aparições:
RADIO ANTENA 3 : 29 JANUARY 3PM
SIC-RADICAL TV : 29 JANUARY 8PM
RADIO BEST FM : 30 JANUARY 8AM
Ou seja, fiquei a saber que hoje perdi uma entrevista na Antena 3 às 15 horas e que amanhã tenho que acordar bem cedo (estou em pausa de exames, porra) para ouvir o Homem Que Mordeu O Cão em directo.
Recordo que foi Nuno Markl (vénia) que nos deu a conhecer a obra de Cheese ainda nos tempos da Radio Comercial, muito em estilo de programa musical de autor. Será que quem sempre seguiu o culto alguma vez imaginou este cenário? Das
Publicada por
Das
às
00:10
0
pirilampadas