quinta-feira, setembro 11, 2003

ALBERTO JOÃO JARDIM ?!??

Eu não sei que clínica de emagrecimento o A.J.J. terá frequentado mas que resultou, lá isso resultou!

E de que maneira. Eu até diria que ele parece uma pessoa completamente diferente...

Emagrecidas Saudações Pirilampásticas
LP

quarta-feira, setembro 10, 2003

RECORDAÇÃO DE FÁTIMA

Como sabemos os americanos têm espiões em todo o lado. Até na pacata terra portuguesa, tão falada além-mar, Fátima.
No final de umas das suas missões, um dos espiões americanos levou esta bela souvenir de Fátima para o Presidente Bush. Uns binóculos daqueles com imagens de Fátima, dos Pastorinhos e das aparições de Nossa Senhora que nós tão bem conhecemos.

Hummm...quer dizer, agora que estou a olhar melhor para a foto tenho de admitir que aqueles binóculos parecem bastante reais. Mas parece que a tampa que protege as lentes ainda está colocada.
Será que o Sr. Presidente Bush se esqueceu de retirar a protecção das lentes dos binóculos?
Pois assim parece. Estou chocado!
Como é que uma pessoa deste nível faz uma barbaridade destas?
Ah, já sei! Deve ter visão raio-x!

Espiadas Saudações Pirilampásticas
LP

__________________________________________________________________________________

A BATALHA DE ESTORÃOS, DIA 2

Adormecemos no dia anterior com a mesma dúvida com que acordamos no segundo dia da nossa missão em Estorãos: Seria Passepartout Deus? Foi essa ideia que o minúsculo franciú nos deu aquando da sua surpreendente aparição no dia 1. Porém, o nosso juízo foi desfeito na conferência de imprensa das 11h30, onde Passepartout se mostrou afável com os jornalistas, respondendo cordialmente a todas as questões pirilampáveis. Inclusive a nossa, respondendo: «Non. Je ne suis pas un dieu, et j'ai constaté que les mouchoirs blancs étaient peu, et les olés non tracassé me vraiment...»



Foi também na conferência de imprensa que o verticalmente desafiado Passepartout divulgou em que consistia a prova a la Fort Boyard que, ao ser superada, nos daria direito a uma miríade de talentos do nosso nanico anfitrião. A prova consistia em, para variar, encontrar a chave escondida na sala dos perigos, devidamente artilhada como se pode comprovar na foto que se segue.



Depois da nossa concorrente ter contornado o balde do lixo mutante, ter evitado o tapete das piranhas e ter escalado o íngreme plano inclinado, encontrou a chave que nos daria acesso às regalias do apoucado gaulês. Prova essa, que não mostrou muita dificuldade à nossa especialista em planos-ingremes-infestados-de-piranhas. Afinal, fomos treinados para combater Pirilampos Mágicos, c’o catano!

Como prometido seguiu-se o one man show do ‘Partout (é assim que nós, os amigos, lhe chamamos), que consistiu em…

…um breathtaking numero de magia,…



…uns 45 minutos de hits da rádio como «Pour Vous, Ma Miniature Chérie», «C’est la midget que j’aiment» ou mesmo versões de clássicos da Disney como «It’s a Small World After All!» ou uma surpreedente versão polka de «Midget Strippers» dos DQE and Jad Fair,…



…e uma sessão de DJ’ing.



Mas todos apercebemo-nos - apesar de quantidades não aconselhadas de cacau quentinho – que Le Passepartout estava a esticar o numero quando começou a gritar «Regardez-moi!!! Je peux m'adapter dans le moteur de le putain de l’avion!!!».



No more hot cacao for you, Mr. Partout.

DM

terça-feira, setembro 09, 2003

SEM MAIS NADA PARA FAZER...

Pois é, pois é...

Enfadonhitizadas Saudações Pirilampásticas
LP

domingo, setembro 07, 2003

25 MINUTOS EM 6 DIAS

Regresso hoje, após alongada ausência para reflexão de conteúdos, ao activismo pirilampástico. Estive absorvido na cogitação de um outro blog, mas que permanecerá indistinto aos demais.
O que me traz de novo aqui é a dissertação sobre o fraquíssimo aproveitamento do Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde, que este ano, surpreendentemente, apenas se saldou por duas produções eminentemente positivas. Falo-vos de BEACON, uma produção luso-germânica, com realização de Matthias Möller e Christoph Girardet.
Estes 15 minutos de puro deleite visual, (é uma produção primordialmente visual, em detrimento de um qualquer teor mais metafísico) combinam com mestria as imagens retiradas pela objectiva de Möller, de diferentes locais do mundo, todos com o mesmo ponto de encontro: o mar; com um som étnico, fantasticamente remasterizado por Girardet.
BEACON transporta-nos para um local único, mítico, surreal. Apenas atingível por nós mesmos, nos nossos sonhos mais profundos. Do melhor que se tem produzido neste rectângulo plantado à beira mar.

Também mencionável pela positiva é DIECI MINUTI ALLA FINE, com realização de Daniele Capro e Franco Marezco. É, também, uma produção com o cunho português, sendo de iniciativa interna do festival.
Retrata-nos a bestialização progressiva do Homem, através de um possível holocausto, sempre presente no filme, mas nunca anunciado. O Homem como animal, fielmente retratado. Bunkers vagueados por sobreviventes penados e cemitérios desertos em 10 minutos de impacto emocional. Para ver.

Duas produções realmente positivas, o que numa apresentação de 6 dias e desenas de curtas, é realmente pouco. DS

___________________________________________________________________

À ESPERA DO FIM

Aqui fica a minha sugestão de uma música para irem ouvindo enquanto esperamos pelo ataque derradeiro dos Pirilampos Assassínos!

"À Espera do Fim" - Jorge Palma

Vou andando por aí
Sobrevivendo à bebedeira e ao comprimido
Vou dizendo sim à engrenagem
E ando muito deprimido
E é difícil encontrar quem o não esteja
Quando o sistema nos consome e aleija
Trincamos sempre o caroço
Mas já não saboreamos a cereja

Já houve tempos em que eu
Tinha tudo não tendo quase nada
Quando dormia ao relento
Ouvindo o vento beijar a geada
Fazia o meu manjar com pão e uva
Fazia o meu caminho ao sol ou à chuva
Ao encontro da mão miúda
Que me assentava como uma luva

Se ainda me queres vender
Se ainda me queres negociar
Isso já pouco me interessa
Perdemos o gosto de viver
Eu a obedecer e tu a mandar
Os dois na mesma triste peça
Os dois à espera do fim

Tu tens fortuna e eu não
Podes comer salmão e eu só peixe miúdo
Mas temos em comum o facto de ambos vermos
A vida por um canudo
Invertemos a ordem dos factores
Pusemos números à frente de amores
E vemos sempre a preto e branco o programa
Que afinal é a cores.

Se ainda me queres vender
Se ainda me queres negociar
Isso já pouco me interessa
Perdemos o gozo de viver
Eu a obedecer e tu a mandar
Os dois na mesma triste peça
Os dois à espera do fim
Só à espera do fim !!!

Resignadas Saudações Pirilampásticas
LP

quinta-feira, setembro 04, 2003

A BATALHA DE ESTORÃOS, DIA 1

Como prometido, começo hoje a exposição dos eventos decorridos antes, durante e após a mítica Batalha de Estorãos. Chegamos ao nosso destino às 12h04 de Quarta-feira, 28 de Agosto. Ainda não recompostos da atribulada viagem, fomos recebidos por uma daquelas personagens larger than life. Um símbolo da minha pré-adolescência. Enfim, um autentico estilo de vida europeu chamado…



…Passepartout!

Le Passepartout! O lendário anão guardador de chaves do Fort Boyard. Alguém que não precisava falar para se expor perante os outros. A sua presença, a sua aura emanava por todos os seus poros. Nós, os desacautelados, porém exigentes, telespectadores das tardes da RTP1 sentíamos algo inexplicável aquando as inúmeras aparições do genial duende galês. E agora cá estava ele. À minha frente…

Compreendemos, porém não instantaneamente devido ao nosso fraco domínio do francês, que Passepartout seria o nosso host nos próximos 5 dias quando debitou algo como «Bonjour. Je suis Passepartout. Je serai votre hôte pour le suivante 5 jours au petit mais nive village d'Estorãos.»
Obviamente, a nossa primeira reacção foi uma espécie de «Mas que caralho está o cabrão do anão a palrar?!». Felizmente o enfezado francês aprontou-se a fazer um desenho no chão. E foi aqui que compreendemos que não seria uma missão normal. O nânico parisiense explicou-nos que teríamos que passar por provas ao bom estilo Fort Boyard para nos deliciarmos com as mordomias do nosso anfitrião.

Mas essa parte estava reservada para o dia seguinte. Até lá que fizemos nós? Passamos o resto do dia em alegre convívio como se pode provar na seguinte prova fotográfica:



DM

quarta-feira, setembro 03, 2003

NUMA DE PUBLICIDADES

Seguindo a deixa da colega Ariana, que muito prezo ver regressada à escrita neste blog, decidi ceder aos leitores do Pirilampo Magico Project um pequeno "Phone Video" com que me deliciei um destes dias...
Nokia Commercial
Como sabem eu e a pirilamper Ariana estamos a pensar iniciar uma empresa de publicidade enganosa com o objectivo de financiar a compra de armas de destruição massiça para protecção da nossa redacção no caso de um eventual ataque dos Pirilampos Assassínos.
Agradecemos que enviem as vossas encomendas para o mail oficial deste blog.
Não nos responsabilizamos pela falência das empresas publicitadas!
Obrigado

Enganosas Saudações Pirilampásticas
LP

_________________________________________________________

GOT MILK?

Tendo em conta a exemplar conduta dum dos mais participativos colaboradores deste blog, Luis Pato, e contrariando a expectativa de todos os que julgavam não mais presenciar uma manifestação escrita da minha pessoa ( hipoteticamente justificada por factores de índole concorrencial), ocorre este meu contributo.
Este post é essencialmente inspirado pela campanha anti-tabaco proposta pelo meu colega, e tem como base uma outra existente – que figurava na imprensa escrita por meados do ano passado – que apelava ao consumo de leite na prevenção da osteoporose, fazendo para tal uso da imagem de figuras conhecidas da nossa praça. Ora, a meu ver, esta campanha teria muito mais impacto caso fosse feito uso do exemplo dumas das mais fascinantes e deliciosamente irónicas personagens da história do cinema; refiro-me obviamente a Alexander De Large (sim, eu quando for grande quero... quero ser bígama, já devem ter reparado...) que não dispensava a bebida em causa.

There was me, that is Alex and my three droogs, that is Pete, Georgie and Dim. And we sat in the Korova milkbar trying to make up our razoodocks what to do with the evening. The Korova milkbar served milk plus. Milk plus vellocet, or synthemesc, or drencrom, which was what we were drinking. This would sharpen you up and make you ready for a bit of the old ultra-violence.

Leite ingerido em quantias demasiadas incita à violência e a outros comportamentos anómicos como a profanação do lar alheio, roubo automóvel, violação e homicídio.


segunda-feira, setembro 01, 2003

EM BREVE...

O The Project está a preparar um intensivo e doloroso dossier sobre a Batalha dos 5 dias de Estorãos. Entretanto, e porque nos preocupamos com a harmonia ambiental, deixamo-vos com o pensamento do dia:



DM